quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Reflexões Iniciais (Ativ. 1.1)


De fato, vivemos na era da informação, a rapidez e abrangência de dados e informações que chegam até nós através da internet é algo incrível. Hoje, muitos já têm acesso a algum tipo de tecnologia que dão acesso a essas informações, são elas: os computadores desktops, notebooks, tablets, smartphones e outros. Por isso, a escola tem perdido seu destaque como fonte de informação e conhecimento, pois os alunos já trazem em sua bagagem cultural muitas experiências adquiridas, através da navegação pela internet. No entanto, esses alunos precisam ser orientados a transformar toda essa gama de informações em conhecimento, isto é, dar utilidade para elas.
Portanto, os profissionais da educação devem aperfeiçoar-se constantemente não somente em suas áreas de formação, mas devem também apropriar-se dessas novas tecnologias para não se encontrarem defasados em relação aos meios de ensino, que já não se reduzem mais somente ao pincel e a lousa.
                         
http://cantinhodafuturapedagoga.spaceblog.com.br/1054295/professor-e-computador-enfim-o-primeiro-encontro/

É preciso estimular os alunos a aprender de novas maneiras, pois há uma necessidade cada vez maior de aperfeiçoamento e de aprendizado, mas o que se percebe é que há um grande desinteresse por parte de muitos alunos em aprender. A escola deve fornecer condições e usar de criatividade para despertar a motivação em seus alunos, de modo que, as aulas se tornem mais interessantes e atrativas, ou seja, que prendam a atenção do aluno. O nosso objetivo deve ser não apenas repassar o conhecimento aos alunos, mas torná-los autônomos, capazes de buscar as informações de que necessitam e transformá-las em conhecimentos, ou seja, dar utilidade prática a elas. Desse modo, eles se tornarão capazes de transformar a sua própria realidade e também a de todos ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário