De fato, vivemos na era da informação, a
rapidez e abrangência de dados e informações que chegam até nós através da
internet é algo incrível. Hoje, muitos já têm acesso a algum tipo de tecnologia
que dão acesso a essas informações, são elas: os computadores desktops,
notebooks, tablets, smartphones e outros. Por isso, a escola tem perdido seu
destaque como fonte de informação e conhecimento, pois os alunos já trazem em
sua bagagem cultural muitas experiências adquiridas, através da navegação pela
internet. No entanto, esses alunos precisam ser orientados a transformar toda
essa gama de informações em conhecimento, isto é, dar utilidade para elas.
Portanto, os profissionais da educação
devem aperfeiçoar-se constantemente não somente em suas áreas de formação, mas
devem também apropriar-se dessas novas tecnologias para não se encontrarem
defasados em relação aos meios de ensino, que já não se reduzem mais somente ao
pincel e a lousa.
http://cantinhodafuturapedagoga.spaceblog.com.br/1054295/professor-e-computador-enfim-o-primeiro-encontro/
É preciso estimular os alunos a aprender
de novas maneiras, pois há uma necessidade cada vez maior de aperfeiçoamento e
de aprendizado, mas o que se percebe é que há um grande desinteresse por parte
de muitos alunos em aprender. A escola deve fornecer condições e usar de criatividade
para despertar a motivação em seus alunos, de modo que, as aulas se tornem mais
interessantes e atrativas, ou seja, que prendam a atenção do aluno. O nosso
objetivo deve ser não apenas repassar o conhecimento aos alunos, mas torná-los
autônomos, capazes de buscar as informações de que necessitam e transformá-las
em conhecimentos, ou seja, dar utilidade prática a elas. Desse modo, eles se
tornarão capazes de transformar a sua própria realidade e também a de todos ao
seu redor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário