quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Atividade Final - Webquest





Vejam esse vídeo feito por uma das minhas alunas do Gonçalo Duarte. Essa produção foi desenvolvida com auxílio da ferramenta educacional webquest na sala de informática da escola. O objetivo era que os alunos reconhecessem alguns aparelhos da ginástica artística, associando a imagem ao nome do mesmo e então montar uma apresentação em vídeo. Veja o resultado clicando no vídeo acima.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CURSOS 24 ON-LINE

Pessoal, olha só o que eu achei! Um site com excelentes aulas sobre tudo que é assunto. Têm Administração, Comunicação e Marketing, Concursos Públicos, Contabilidade e Economia, Direito, Estética, Gestão e Liderança, Informática e muito mais. Vale a pena conferir!!!


Para aréa educacional têm cursos sobre: educação especial, EJA, educação infantil, bullying, alfabetização, planejamento de ensino e outros. Todos esses por volta de 50 reais, vocês podem saber quais os assuntos que serão tratados em cada curso clicando sobre eles. Procurem os melhores cursos pra vocês. Aproveitem!!!
 
Acessem o site clicando no banner abaixo e confiram:
Cursos 24 Horas

Vejam esse vídeo sobre as 10 vantagens de fazer um dos cursos oferecidos pelo site

Repositório Virtual

Repositório Virtual: um lugar onde se pode compartilhar seus arquivos e também uma ótima ferramenta para trabalhar com os alunos na sala de informática. Os repositórios virtuais são, na verdade, bibliotecas on-line onde se pode consultar e/ou criar documentos para o mais diversos fins, no nosso caso para fins educacionais. Alguns exemplos: Disco do Google (antigo Google Docs); Scribd, Portal do Professor, Domínio Público e outros.

Clique no link abaixo, para conhecer o Disco - repositório do Google.

https://docs.google.com/document/d/1EgxG3k-o1PXfWplogp5ajgsTJZtrOjEsZ5CxYMtxOXQ/edit

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Webquest - Ginástica Artistica (ativ.3.2)


Vejam essa atividade construída no site Webquest Fácil. O tema é ginástica artística, disciplina educação física.

Conceito de Tecnologia, Currículo e Projeto - Atividade 3.1

Conceito de Tecnologias (educacionais)

O termo tecnologia, de origem grega, é formado por tekne (“arte, técnica ou ofício”) e por logos (“conjunto de saberes”).
 http://conceito.de/tecnologia#ixzz2DHrClPHP


Em poucas palavras a Tecnologia  Educacional pode ser descrita como a aplicação de recursos tecnológicos diversos em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade ao acesso à informação.

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/educacao_a_distancia/tecnologia-educacional

MEU CONCEITO:
São todos os meios e recursos que podemos utilizar para promover uma aprendizagem significativa, crítica e reflexiva e que possibilita aos alunos novas formas de aprendizagem.

----------------------------------------------------------------

Conceito de Currículo (escolar)

Concordo com este conceito:
Curriculo: Conjunto de experiências, vivências e atividades na escola convergentes para objetivos educacionais.
https://sites.google.com/site/informaticanaeducacao3107/conceito-de-curriculo-escolar-1

----------------------------------------------------------------

Conceito de Projeto (pedagógico)

Projeto é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas.
https://sites.google.com/site/informaticanaeducacao3107/conceito-de-projetos-pedagogicos

É o modo como se conduz o trabalho educativo proporcionando subsídios para que o educando desenvolva suas potencialidades e a capacidade de refletir, questionar, elaborar hipóteses, enfim, construir seu conhecimento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Estadual_Governador_Juscelino_Kubitschek#Projeto_Pedag.C3.B3gico

MEU CONCEITO:
É um planejamento de como aplicar os saberes e experiências na escola, ou seja, de como, quando e com que objetivos será aplicado o curriculo escolar proposto.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Conceito de Hipertexto (Ativ. 2.1-5)

 

O conceito de hipertexto que mais me chamou atenção foi esse (postado pela Lucélia):

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links (Wikipédia).

Essa definição fala do significado técnico de hipertexto, eu achei bem completo por isso acho que precise ser complementado. Já no site Trabalho Hipermídia, outro conceito me chamou atenção:

"Hipertexto é uma forma diferente de literatura em que o uso do computador transcende a linearidade, os limites e as qualidades da tradicional forma de escrita de textos” .   Landow, G., Delany, P. (1991), Hypermedia and Literary Studies. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology Press.

Gostei desse conceito por que fala de como se dá o processo de leitura ou pesquisa na internet, ou seja, de forma não linear, podendo esta ser orientada pelo professor ou livre. Por fim, compartilho com vocês o meu conceito:

"Hipertexto é uma forma de leitura não linear, em que se utiliza links geralmente na forma de textos, imagens ou vídeos para aprofundar ou diversificar o conteúdo da página em que navegamos".

Ensinar e aprender com as mídias digitais (Ativ. 1.6)

 
http://www.midiativa.tv/blog/wp-content/uploads/2009/10/tv-126.jpg

De fato, vivemos na era da informação e o grande desafio é transformar essa informação em conhecimento. A escola têm perdido sua posição de fornecedora exclusiva de conhecimento para a sociedade, divindo essa posição com as mídias cada vez mais comuns em nosso meio (TV, rádio, imprensa e internet). Por isso, ela deve se atualizar e aprender a utilizar as TIC's para melhorar o seu processo de ensino- aprendizagem, dando ênfase a aprendizagem construtivista, uma vez que ela promove uma participação ativa do aluno na construção do conhecimento. O desafio, além de possibilitar o acesso as TIC's, está principalmente em fornecer formação continuada para os professores, formação esta que deveria começar desde a universidade e continuar durarnte toda a carreira do docente.

Mapa Conceitual (Ativ. 1.5)

 

O professor deve compreender que a sociedade está vivendo a era da informação, pois o conhecimento está cada vez mais acessível a população através dos mais diversos tipOS de mídias. A escola, por sua vez, deve acompanhar esse processo de mudanças, indo além do mero ensino tradicional, ou seja, ela deve incentivar o uso das TIC's  dentro do seu meio para que não se torne alienada da sociedade. Já o aluno, pode ter seu interesse pelo estudo despertado, quando este for desafiado a construir o conhecimento com o auxílio do professor. Mas para isso, o professor deve evoluir como aluno (teoria), como pedagogo (prática) e em mídia (meios/recursos), desse modo poderá alcançar o êxito em sua prática.



Tecnologias existentes na escola (ativ. 1.4)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLzQe-STlqGi4iJAPvjDP4tKVBiC9C9Q5ugUOfNQJi2VC_tdEj0kVGIJupWQb9RAkET1KvhPwB08gqD8-pM1_tiWt8gQv-iV2eMXoBpSb82b9MypZdFZfiKKuCLZFLmZwCDOmy7411D0k/s1600/Tecnologias+na+Educa%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o.jpg

Mídias disponíveis para uso:
1.sala de informática;
2.dois projeres de slides;
3.dois aparelho de DVD;
4.um televisor de LCD. 


Estamos em processo de implementação da sala de informática para os alunos do EJA, por enquanto ela tem sido pouco utilizada, mas com o tempo acredito que ela será incorporada ao plano pedagógico de cada professor. Por enquanto, as tecnologias mais usadas têm sido os projetores de slides, aparelho de DVD e televisor de LCD.
 

“Educação e Tecnologia” - Reflexões (Ativ.1.3)




Aprendi com a entrevista sobre Educação e tecnologia realizada com o prof. Ladislau Dowbor, que a escola precisa ser menos lecionadora e mais organizadora e articuladora dos meios de conhecimento. Não adianta apenas ter mais recursos tecnológicos precisamos de uma nova metodologia de ensino. Precisamos de novas formas de ensinar e não somente de novos recursos, precisamos mudar primeiro o professor, os recursos apenas facilitarão e/ou diversificarão o processo de ensino aprendizado. Aprendi também que se a televisão, que está presente em cerca de 92% dos lares brasileiros, fosse utilizada para fins educacionais, teríamos uma sociedade muita mais instruída e preparada para o mercado de trabalho e para a vida.

Quem sou como professor e aprendiz? (Ativ. 1.2)




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-fFY1bjdDkUSC-6FBeMfxcFbAA-nXj8Z-jy9TgS25j-9sMqKDoJyXIBLCdN3KSitnvf2_4rKYMRUeJJqCGy4lWHt-QVjtM5Qti2cDCg_iSbzJHo_VNJSFJpYaO3zXSu5n9qU4Ybtj_0UM/s1600/professor.gif

Lembro quando dei minha primeira aula para crianças do 1º ano do fundamental, planejei uma aula para elas, mas no final acabou desandando, porque as crianças não obedeciam, queriam ficar correndo, gritando etc. Mas com o tempo eu fui pegando o jeito, aperfeiçoando minha prática e hoje já é mais tranquilo dá uma boa aula.

Acredito que ser professor, primeiramente é dominar o conteúdo de sua área (é o professor aluno, aquele que muitas vezes domina o conteúdo, mas não sabe, repassá-lo, transmiti-lo de maneira eficaz). Depois, com a prática, vamos aprendemos mais como passar esse conteúdo para os alunos, aprendemos o que funciona o que não funciona e vamos ganhando experiência (é o professor pedagogo, aquele que conhece as melhores formas de ensinar). Por último, aprendemos a usar os recursos da escola ao nosso favor, usando as TIC`s como Televisão, datashow, computador, caixa de som e outros meios damos um "upgrade" na nossa forma de ensinar e despertamos o interesse dos discentes pelo aprendizado (é o professor midiático, aquele que utiliza as mídias da escola para facilitar o processo de ensino-aprendizagem).